quarta-feira, 23 de maio de 2012

MULHERES PODEM PASTOREAR E PREGAR PUBLICAMENTE - segundo a palavra de Deus??


Paulo, apóstolo de Cristo, expressou a Timóteo algo que a princípio parece ser um ato do mais alto preconceito e machismo. Porém, quando analisamos com toda a serenidade e colocando as palavras em seu devido contexto, sabemos que é apenas Deus fazendo discernimento de tarefas no seu Reino, pois como diz a palavra de Deus: Rm 2.11 - “Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas”. Estamos falando sobre a mulher ser pastora ordenada de uma igreja. Meus queridos e queridas irmãs, a princípio parece dura a exortação de Paulo, mas Deus tem um papel específico para o homem e a mulher dentro da igreja. Deus ama igualmente o homem, como a mulher e tem um plano e um papel para cada um. Todos somos membros de um corpo e de igual forma, temos nossa importância para realização dos planos de Deus. A Palavra de Deus tem certas restrições, ou melhor, Ela direciona qual função do homem e da mulher. No AT existiram mulheres do mais alto valor e padrão. Débora foi um grande exemplo disso, mulher séria, usada por Deus que além de juíza, Jz 4.5 - E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo”, alias, única mulher que conseguiu isso, era profetiza ainda, Jz 4.6 – E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom”. Outro grande exemplo de mulher foi também Ester, a qual nas mãos de Deus possibilitou o livramento do povo hebraico de ser aniquilado depois do cativeiro babilônico, foi importantíssima na reconstrução dos muros de Jerusalém, tão notáveis foram as obras das mulheres, como suas ocupações no AT. Já no NT, percebemos também o mesmo valor delas, se não maior ainda. Jesus dava atenção especial a elas e notamos isso na forma que as mulheres serviam a Jesus. O Senhor as tratava com horna e carinho. Jesus falou com uma mulher samaritana, algo inconcebível pelos judeus da época, se não dirigiam a palavra aos homens samaritanos, imaginem com as mulheres? Deixou que uma mulher prostituta lavasse seus pés. Seis das sete vezes em que Priscila e Áqüila são mencionados no Novo Testamento, o nome de Priscila aparece antes do de Áqüila, e por esse motivo chegou-se à conclusão que Priscila foi excepcional de alguma forma.
  

Vemos realmente como Deus as ama e as honram. Paulo, no final da carta aos Romanos saúda várias mulheres por suas obras, saúda Febe por ser servidora da igreja, a própria Priscila como cooperadora em Cristo. Irmão e irmãs, Deus ama as mulheres e são muito importantes para a igreja, mas o fato de Deus usar uma mulher para julgar Israel ou praticar boas obras com a igreja não deve fazer com que imaginemos que Deus não considera a ordem dos sexos. A Bíblia ensina claramente o contrário. Devemos aprender que Deus pode usar uma mulher ou qualquer outra pessoa que Ele escolher, mas Deus deu ordem as coisas. No AT não se acha em qualquer parte das escrituras que uma mulher foi sacerdotisa, algo que era exclusivo do homem. As mulheres podiam ser juízes, profetisas. Lembrando que profetisa não era cargo de ofício, e Deus podia levantar quem quisese para exortar e ajudar seu povo,mas cargo de ofício, cargo ordenado, separado, não podia ser mulher, não há mulher nesse cargo. No NT os doze escolhidos (discípulos) são homens, quando Judas se suicidou, quem foi escolhido para ocupar a vaga foi dois homens, apesar de existir várias mulheres de valor junto dos discípulos, inclusive Maria, a mãe de Jesus. 

Quando Paulo ministra as qualificações para pastor e presbítero ele cita marido de uma mulher... 1Tm 3.2,4 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia”. O Bispo ou pastor deve ser homem casado, que governe bem sua casa a fim de que possa administrar bem a casa de Deus. Da mesma forma os diáconos, 1Tm 3.12-13 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”. Paulo quando enviou sua carta á Tito, ordenou que ele estabelecesse presbíteros sobre as igrejas, Tt 1.4-6 “A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador. Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes”

Paulo continua na sua exortação a Timóteo sobre as mulheres que: 1Tm 2. “Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação. As mulheres recebem os dons de Deus, podem profetizar, falar em línguas, interpretar, louvar, mas não pastorear. Queridas irmãs, vocês são abençoadas por Deus, muito importante na obra de Deus, mas isso é bíblico, a liderança não pode ser pastoreada por mulher, não conseguimos ver embasamento bíblico para que isso possa ocorrer. Queridas, muito há de polêmica nesse assunto, como se fosse machismo ou preconceito, mas todos nós devemos ir conforme a palavra de Deus, não deixem que o modernismo contamine a sã doutrina no coração de vocês, pois muitos dirão que isso é loucura e machismo, pois o mundo moderno prega isso, mas a palavra de Deus é imutável. Convém as mulheres como boas obras de Cristo, que diligentemente recebam essa palavra como mandamento do Senhor, pois Deus se agrada daqueles que amam sua palavra e as praticam. Saibam que vocês mulheres são valorosas e amadas por nosso Senhor e que como membros do corpo de Cristo, todos temos nosso papel.

8 comentários:

ProNac disse...

Muito bom texto.Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Essa foto é de uma publicação das testemunhas de jeová! e porque tá em um blog evangelico?
já entendi, processo de evangelização

Anônimo disse...

Goste a palavra de Deus e viva e quando ela é verdadeiramente pregada o Espírito tira as escamas espírituais cabe a nós abrir-mos o coração para Deus a palavra as doutrinas de Cristo.Muitos falsos profetas esta enganando a muitas vidas.

Quando Deus te escolhe.. disse...

Querido,Deus deixa bem claro que so` existem PASTOR! uma mulher pregar a palavra nao tem problema algum,mas dirigir uma igreja igual pastor jamais.....

Anônimo disse...

Ensinamento maravilhoso e o principal dentro da palavra de DEUS, há muito eu tinha duvidas sobre esse tema e queria ter um esclarecimento o qual obtive lendo este testo.

Unknown disse...

EXISTEM MULHERES USADS POR DEUS, MAS NÃO NAS IGREJAS PARA PREGAR, SIM PARA DAR UM TESTEMUNHO, ENTREGAR UMA SAUDAÇÃO, MAS FORA DA IGREJA E EM VISITAS EM VIAGENS ONDE DEUS MANDAR ELA É USADA SIM.

Anônimo disse...

O q significa profetizar?

Anônimo disse...

E o que é profetizar?

Postar um comentário