segunda-feira, 13 de agosto de 2012

DOIS CAMINHOS E UMA ESCOLHA

Diante de tantas escolhas que o mundo tem nos oferecido hoje, caminhos maus e tortuosos, quero expor nesse estudo algo muito importante para o cristão, a escolha certa que nós devemos fazer em nossas vidas. É muito fácil diante de tantas facilidades obscuras de hoje nos afastarem de Deus e nosso Senhor Jesus Cristo jamais se agradará de escolhas que possam nos levar a afastar-se dele, principalmente quando está em jogo nossa salvação. Quero fazer a introdução num texto muito conhecido e claro da bíblia (Mt 7.14-14) - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Podemos nos auto avaliar sobre as escolhas que fazemos e Paulo faz ensinamento disso, examinando o homem a si mesmo. O texto áureo para toda a nossa vida está em Gálatas (Gl 6.7) - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Temos dois caminhos e uma escolha a fazer dentro da proposta de salvação de Deus. O que semeamos podemos escolher, mas a colheita é obrigatória. No livro de Mateus Jesus explanou como é a entrada do reino de Deus. Uma porta estreita com um caminho apertado. Qual sua escolha? Podemos fazer uma auto avaliação de nossa vida, a saber, por qual caminho estamos indo. 


Vejamos: Quando estamos indo pela porta larga, abertamente temos uma vida de pecado que são manifestas pelas obras da carne, como em (Gl 5.19-21) - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Criamos também um laço de afetividade com o presente século, passamos a amar as coisas do mundo onde quem tem domínio é satanás. As condições corriqueiras passam a tomar mais e mais espaço em nossa vida, aquilo que é santo para a ser duvidável, maleável, sem valor e Deus não tem parte com o mundo (1Jo 2.15) - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Quando estamos pelo caminho espaçoso, Deus passa a ser apenas um detalhe em nossa vida, não há compromisso com Deus, Ele é apenas um objeto de socorro. O povo de Israel fazia muito isso, vivia para o deus desse século e quem faz isso não pode ter o socorro de Deus. Quando se volta a Deus é para seu próprio deleite (Tg 4.3 - Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites). Mas também devemos nos alegrar, pois quem é de Deus, verdadeiramente vai se esforçar para se manter nos caminhos do Senhor. 

A busca diária em oração, meditação na palavra, buscado cada vez mais conhecer essa tão maravilhosa palavra do Senhor, nos capacita a nos afastar das coisas do mundo e seus males. O Espírito nos fortalece a andar na santidade, mas isso depende das nossas escolhas. O Espírito nos ajuda, conforme abrimos nosso coração a querer estar perto de Deus e fazer Sua vontade. Quando fazemos a escolha certa de andar nos caminhos do Senhor, implicamos de imediato a renúncia aos desejos carnais e podemos ver em nós o fruto do Espírito (Gl 5.22) - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Devemos aplicar no dia a dia esse fruto em nossa vida, cuidando com extremismos que muitos pregam tornando o crente que pelo sangue de Jesus se tornou livre do pecado em um legalista obstinado que nada pode. O crente maduro deve ser equilibrado, cheio da graça e do conhecimento de Jesus Cristo. Cheio da graça e zero conhecimento, se torna um crente apenas de experiência sobrenatural e acaba o emocional o dominado a cometer grandes erros e meninices, se torna uma vítima dos falsos profetas, pois não conhece a palavra e é dominado. Se conhece muito a palavra e não tem graça, acaba virando um legalista, como eram os fariseus, não tinham a plenitude do Espírito que os capacitava a entender com o espírito e a alma a palavra. 

Quem anda pelos caminhos do Senhor o segue e renuncia a si mesmo por causa do Seu amor (Lc 9.23) - E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Seguir a Jesus é aceitá-lo como salvador, seguir seus mandamentos, aceitar as aflições desse mundo. E por fim apresentando apenas algumas condições, o crente fiel suporta a rejeição. O crente vai ser rejeitado nesse mundo, devemos estar preparados, o mundo primeiro rejeitou a Cristo a ponto de crucificá-lo. (Jo 15.18-19 - Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim, Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Podemos e devemos nos avaliar constantemente, a saber, qual escolha estamos fazendo, sabendo que futuramente colheremos essa semeadura. Se plantarmos na carne, colheremos corrupção e morte, mas se no Espírito, vida e paz. A porta larga nos leva a morte, haverá pranto e ranger de dentes (Mt 25.30), sofrimento eterno (Ap 20.10), sofrimento eterno da alma e do corpo (Mt 10.28) e sofrimento e solidão eterna nas trevas eternas (2Pe 2.17). Mas se plantarmos no Espírito, colheremos a vida eterna (Jo 11.25), o céu (Ap 21.1-2), o paraíso (2Co 12.2-4) e a árvore da Vida (Ap 2.7). Qual sua escolha? Se estamos ainda vivos nessa terra, podemos mudar nosso futuro, basta de arrepender dos seus pecados e entregar verdadeiramente a vida a Jesus e Ele endireitará suas veredas. Jesus abençoe a todos.

2 comentários:

Silva disse...

Gostei muito dessa leitura. principalmente onde diz:Quando estamos pelo caminho espaçoso, Deus passa a ser apenas um detalhe em nossa vida, não há compromisso com Deus, Ele é apenas um objeto de socorro. Isso é a pura verdade.

Unknown disse...

boa palavra foi muito forte

Postar um comentário