terça-feira, 5 de julho de 2016

TERCEIRO TEMPLO EM ISRAEL - Parte I

Olá irmãos, vamos distribuir um assunto muito importante em duas partes para que seja mais fácil estudar e compreender o assunto que abordaremos, falaremos sobre a construção do último templo em Israel. Muitos cristãos quando mencionamos que no fim dos tempos haverá a construção do terceiro templo em Israel ficam estarrecidos e sempre se perguntam: Mas onde está escrito na bíblia que haverá a construção do terceiro templo? Nunca ví tal coisa escrito lá. Calma, literalmente assim não está escrito mesmo, construção do terceiro templo, mas a bíblia fala bem claro que é necessário ter esse terceiro templo em Israel. 

Na história de Israel ouve apenas dois templos conhecidos pela humanidade, o primeiro templo foi o templo de Salomão, que a princípio era para ser construído pelo rei Davi, mas Deus não o permitiu dando essa missão a seu filho Salomão. O primeiro templo foi construído no monte do templo onde é o monte Moriá, na parte velha de Jerusalém atual, teve duração de 390 anos até que vieram os babilônicos com o rei Nabucodonosor e destruiu toda a cidade e o templo, levando ainda cativo os judeus para a Babilônia, inclusive o profeta Daniel no ano de 586 a.C. No fim do cativeiro, Neemias, movido de compaixão pelo estado da cidade de Jerusalém, pediu permissão para o rei Artaxerxes, onde era copeiro do mesmo, para ir a cidade derrubada para reedificar seus muros e seus portões, junto com Esdras e Zorobabel. Porém a reconstrução do templo sob Zorobabel, se deu após ordem do rei Ciro, que ainda ordenara o repatriamento dos judeus cativos a cidade de Israel. A obra teve um tempo de interrupção e voltou para ser finalizada no reinado do rei Dario onde permaneceu por 585 anos. Este templo não era tão virtuoso como o primeiro templo de Salomão, era mais simples e acanhado. 


No século I, Herodes o Grande numa forma de conseguir o favor e agrado dos Judeus, ordena uma remodelação do templo. Herodes aumenta os átrios do templo e embeleza-os. Esse segundo templo também foi destruído no ano 70 d.C. O próprio Senhor disse aos discípulos no sermão da montanha quando mostravam o templo para Jesus, que não sobraria pedra sobre pedra que não fosse derribada. E nesse ano 70 houve uma grande invasão romana contra a revolta dos judeus aos romanos e o comandante Tito destruiu o templo por completo e deixou a cidade em ruínas. No tempo da crucificação de Jesus, quando Pilatos dizia o que fazer com Jesus ao povo, todos clamavam: Crucifica-o, crucifica-o. Nisso Pilatos disse lavo minhas mãos de sangue inocente e os sacerdotes e o povo diziam, que caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos e a partir dali Israel passou a ser amaldiçoada, teve sua cidade destruída no ano 70, mais de 1,2 milhões de Judeus morreram e o que sobrou foi espalhado pelo mundo.

Israel passou mais de 1800 anos dispersos pela terra, sem bandeira, sem nação, sem território, unido apenas pela língua, nenhuma nação na história sobreviveu a isso como Israel, isso foi um milagre de Deus e em 1948, cumprindo a profecias Israel volta a ser uma nação para cumprimento dos derradeiros da Palavra de Deus. Profeta Amós nos traz uma das profecias. (Amos 9.13-14) - E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto.  E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus. Profeta Ezequiel também profetiza sobre a repatriação dos Judeus como nação, com bandeira, com seu próprio território. (Ez 37.21-22) - Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra. E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos. 

Israel era um povo disperso por toda a terra, por mais de 1800 anos, como poderia algo natural repatriar uma nação toda como eles? Como poderia voltar a existir novamente a nação de Israel em seu próprio lugar e na sua própria terra se não fosse o poder de Deus? (Is 66. 7-8) Antes que estivesse de parto, deu à luz; antes que lhe viessem as dores, deu à luz um menino. Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos. Cumprindo todas essas coisas necessita que seja cumprindo a construção o terceiro e último templo de Deus na terra para seu governo milenial sobre essa mesma terra. Zacarias profetiza esse templo (Zc 1.16) Portanto, assim diz o Senhor: Voltei-me para Jerusalém com misericórdia; nela será edificada a minha casa, diz o Senhor dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém: (Zc 6.12) E fala-lhe, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é renovo; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do Senhor. Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios. Aprendemos aqui sobre os dois primeiros templos, sobre a volta dos Judeus a sua terra e as profecias sobre reino de Cristo e a construção do último e eterno templo na terra. Acompanhe no próximo texto a segunda parte sobre a construção do terceiro templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário