quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

SALMOS 73

Caros irmãos, não fiqueis surpreendidos de como o mundo vai de mal a pior, aliás, perfeitamente bíblico que o mundo de afunde da devassidão para que se cumpra as escrituras, Cristo venha arrebatar sua igreja e instituir seu Reino nessa terra. Porém muitos se entristecem quando ao redor desse mundo tão maligno, violento, consumista e avarento, passamos por tribulações, perseguições, injustiças e olhamos para nosso vizinho totalmente ímpio e vemos sua vida prosperar e no sossego aparente. Quem de nós não passa ou passou por isso. Quem já não questionou a Deus sua fidelidade, seu cuidado? Pois bem, usaremos a vida de um homem chamado Asafe e falaremos do seu Salmo 73.

Asafe em um momento da sua vida passou atentamente a observar o que acontecia a seu redor, ele era homem de Deus, temente, cuidadoso e zeloso com a casa e obra do Senhor, mas como qualquer ser humano, cedeu em um momento as mentiras do diabo. Asafe viu que os ímpios prosperavam de uma tal maneira que causou a inveja do Salmista, pois cresciam como erva no campo e não se via aperto na sua vida. (Salmos 73.2-5) Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei, Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte. Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens. Asafe passou a olhar mais o que acontecia na vida dos ímpios do que crer e esperar tudo que vem da parte do Senhor que nos sustenta. Particularmente já vi algumas pessoas abandonarem a fé por causa disso, pois perdem o foco em Jesus e fixam seu olhar nas mentiras do diabo, nos caminhos tortos e escorregadios que satanás prepara para aqueles que não estão em Deus. Asafe por pouco não se desviou do caminho da verdade, mas muitos já entregaram sua salvação, não perseveraram, permitiram que a enganosa prosperidade e segurança dos ímpios envenenasse seus corações, fazendo acreditar que Deus não os amasse, não se preocupasse ou tivesse cuidado deles. Asafe olhava para sua vida de servo e não podia acreditar no que via, todos os dias era afligido, tentado, humilhado e olhando para o ímpio nada havia de temor neles, viviam despreocupados, prosperavam cada vez mais. 

Asafe chegou ao ponto de dizer que em vão servia a Deus, como muitos fazem quando olham para os ímpios como no salmo, questionam a Deus por que sendo servo, vivendo em santidade e comunhão com Deus passam por tantas lutas e adversidades e quando olham para seu vizinho, mal e violento, que blasfema de Deus, zomba do Senhor, consegue viver na maresia, sem apertos, numa vida regrada e despreocupada. A meus irmãos, quantos de nós desviamos nosso olhar em Deus para acreditar nas mentiras do diabo. Satanás faz um jogo duplo com nós e Deus, de dia e noite ele se apresenta diante de Deus nos acusando pelos nossos pecados e da mesma forma ele vem em nossa mente acusar Deus para nós, que ele não nos ajuda, que sendo servos nos deixa padecer enquanto os escarnecedores vivem boa vida, se ele é Deus por que passamos por essas lutas e adversidades, Satanás é sagaz, mente, ilude e no fim destrói. Mas por fim, Asafe na sua angustia, se viu desiludido com a situação, difícil coisa foi para ele entender tudo isso, como muitas vezes para nós parece incompreensível ver isso, mas ele aquietou, se voltou a Deus e entrou no santuário e Deus revelou a ele o entendimento de tudo, qual o fim dos ímpios. (Salmos 73.12-17) Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas. Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência, pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado. Se eu tivesse dito "falarei com eles", teria traído os teus filhos. Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios.

Não devemos invejar as coisas que tem os ímpios, tudo acontece com a permissão de Deus. Sabemos que todo alicerce construído na areia não tem fundamento e em algum momento de tormenta ruirá. Mas tudo que é construído em Deus, em Jesus, na firme rocha, torna-se inabalável. Os caminhos dos ímpios são escorregadios, não gozação de bonança e sossego por sua vida. Satanás requererá essa paz e algo que aqueles que estão em Cristo ele não pode tomar. Deus dá a medida certa para cada um dos seus servos, conforme a medida que possa administrar. Muitos não recebem mais por causa do pleno amor de Deus. Pois muitos que receberam grandes bênçãos, se desviram amando a benção e esquecendo o Deus que abençoa. (Salmos 73.18-28Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína. Como são destruídos de repente, completamente tomados de pavor! São como um sonho que se vai quando a gente acorda; quando te levantares, Senhor, tu os farás desaparecer. Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional. Contudo, sempre estou contigo; tomas a minha mão direita e me susténs. Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras. A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre. Os que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis. Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos.

Certamente o caminho dos ímpios são escorregadios e o fim deles é a perdição. Quando olhares para o lado não cobice aquilo que é dos violentos e escarnecedores de Deus, não devemos tentar a Deus. O Senhor sabe de todas nossas necessidades, dos nossos problemas e o que mais satanás quer é que questionemos o poder e soberania de Deus. Como está escrito em (Eclesiástes 3.1) Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Deus tem preparado para nós tudo e todas as coisas, porém existe algo de nossa parte que chama-se paciência, perseverança e fé e sem fé é impossível agradar a Deus. Muitas pessoas desistem no meio do caminho, quando não vêm sua benção chegar, mas saiba que Deus conhece o mais profundo do coração do homem. Satanás anda ao derredor como leão, buscando a quem possa tragar. Jó confiou no Senhor acima de todas as coisas, disse ele que se receberá o bem do Senhor, por que não receberia o mal, tudo era dele, Deus dá, Deus tira, mas isso foi para nos mostrar que devemos confiar em Deus e não nas mentiras do diabo. Se você está passando por um momento desses, saiba que Deus espera você ser aprovado. Não acredite nas setas malignas, nem nas acusações do diabo. Deus e mais que tudo, e tem seu tempo determinado para todas as coisas. Não somos menores que os ímpios, nem menos merecedores, porém nossa diferença deles é em qual Deus estamos firmados e onde está fincado nosso alicerce.

Um comentário:

Ana, serva do Deus Altíssimo😀 disse...

Boa palavra, Deus é fiel.

http://estudandoabibliacomvoces.blogspot.com.br/?m=1

Postar um comentário