terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

DONS ESPIRITUAIS PARA O CRENTE

Podemos ficar sobremodo surpreendidos como Deus trabalha na vida espiritual de seu povo. Nós somos chamados e escolhidos a dedo desde antes da fundação do mundo para trabalhar na obra redentora de Cristo Jesus e nesse trabalho que nos foi confiado, temos também algo importantíssimo para nos ajudar que se chama Dons Espirituais. Todo trabalhador em suas funções tem suas ferramentas de trabalho e no trabalho da obra de Deus não é diferente, Deus tem nos dado suas ferramentas para tornar nosso serviço mais poderoso e com autoridade. Paulo lista em Romanos 12.4-11 uma lista de Dons espirituais dada a qualquer crente que esteja disposto a querer trabalhar na obra, honrar a Deus com seu tempo, sua oração, sua santificação e disposição para lutar pelo evangelho de Cristo. – “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo; E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos; Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Vamos começar pelo versículo 7. Os Dons são dados pelo Espírito ao crente para aquilo que for útil, ou seja, conforme a necessidade e especificidade do seu trabalho na obra! Deus sabe onde necessita de nós, como precisa e a que tempo precisa e isso mostra como cada um é importante para a obra de Deus. Todos têm seu espaço, todos tem seu chamado e não importa se seu chamado é apenas para salvar uma pessoa ou milhares, Deus quer te usar e te dá ferramentas para isso.

1. Palavra da sabedoria: No livro de Atos relata que Estevão falava com tanto poder e unção que o povo não podia suportar sua sabedoria (Atos 6.10). Tamanho Dom que capacita o crente a falar de forma extraordinária da Palavra de Deus que move o coração do homem ao convencimento da Palavra.

2. Palavra da ciência: Ainda no Livro de Atos (Atos 5. 1-10) há uma passagem que ilustra bem esse dom quando os cristãos após serem batizados com o Espírito Santo vendiam suas propriedades e depositavam aos pés dos apóstolos e eles repartiam a quem necessitava, mas um certo Ananias o fez e reteve parte e mentindo a Pedro e o mesmo pelo poder do Espírito recebeu essa revelação “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?” Deus revela coisas particulares e específicas de pessoas e situações para correção, exortação, ajuda, misericórdia e edificação e propagação do evangelho.

3. Fé: Existe a FÉ NATURAL em que cremos em algo que vemos e podemos tocar. Existe a FÉ COMUM que nos leva a crer no evangelho de Cristo e sua salvação e existe a FÉ CONFORME DOM. É uma fé sobrenatural dada pelo Espírito afim que façamos coisas extraordinárias em nome de Jesus, na oração e no poder de Deus.

4. Curar: Um poder especial dado aos crentes para que impondo as mãos e orando possam realizar curas nas pessoas, como fazia Jesus e seus apóstolos, curando enfermos, coxos, cego, mudos e paralíticos.

5. Operação de maravilhas: Certas pessoas recebem esse DOM para operações de coisas extraordinárias. Esse DOM está ligado a grandes operações nas leis da Natureza. Como exemplo de Jesus quando fez a multiplicação dos pães e peixes para a multidão (Mateus 14.19-21) ou quando o Apóstolo Paulo cegou Elimas (Atos 13.6-12). Esse dom terá maior magnitude no fim dos tempos. Podemos citar também no AT quando Elias fez descer fogo do céu e consumiu seu holocausto na batalha contra os profetas de Baal (1Reis 18.38), ou quando orou e houve seca sobre a terra por 3 anos e meio, ou quando Isaias orou e fez retroceder o relógio em 10 graus cumprindo o sinal de Deus com ele (Isaias 38.8) e outros vários.

6. Profecia: Dom que pode ser dado a qualquer crente cheio do Espírito para edificação da igreja (Atos 2.16-18). Não é o mesmo que a instituição de função como Profeta dentro da igreja que chamamos de dons ministeriais para a igreja que está em (Efésios 4.1). O dom pessoal pode ser manifesto a qualquer um para uma palavra de exortação ou revelação na igreja do Senhor ou pessoa sob impulso do Espírito Santo para uma ocasião de necessidade especial da igreja ou pessoa que Deus queira falar.

7. Discernir espíritos: Mais um dos dons maravilhosos que o Espírito Santo dispõe ao servo de Deus, fazendo que esse dom capacite o homem a discernir e julgar corretamente as profecias e se uma mensagem provém mesmo de Deus ou não. Esse dom será importantíssimo no fim dos tempos quando se multiplicarem os falsos mestres e cristos (Mateus 24.5 e 1 Timóteo 4.1).

8. Dom de línguas e de Interpretação de línguas: A tempos atrás fiz um estudo mais completo tratando apenas do Dom de línguas aqui neste blog (Favor ver estudo para maior compreensão desse dom específico) - http://deusdaverdade.blogspot.com.br/2009/02/dons-de-linguas.html

A Bíblia nos mostra como podemos nos revestir do poder de Deus para fazer sua obra com excelência, autoridade e poder. Só no texto de (2 Coríntios 12.4-11) Paulo apresenta nove dons pessoais para o crente, mas não para por aí. Existem ainda os dons ministeriais para a igreja descritos em (Efésios 4.11) e outros dons pessoais que operam na alma do crente por sua conduta e pessoalidade como em (Romanos 12.6-8). O bom trabalhador é aquele que sabe manejar muito bem suas ferramentas de profissão e aquele que constantemente busca se aperfeiçoar na sua profissão. Assim deve ser o crente, buscando sempre se aperfeiçoar na obra do Senhor e como ainda ensina Paulo, não devemos nos acomodar apenas em ser batizados com o Espírito Santo, devemos sempre buscar os melhores dons, orando e pedindo a Deus para que sejamos qualificados cada vez mais para sua obra.

2 comentários:

António Je. Batalha disse...

Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
António Jesus Batalha.

Unknown disse...

PARABENS POR ESTAS PRECIOSAS MENSAGENS.ESTAREI EVANGELIZANDO PARA HONRA E GLÓRIA DO NOSSO DEUS TODO PODEROSO.
ABRAÇOS FRATERNOS

Postar um comentário