segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A INSPIRAÇÃO DA FÉ DE DANIEL PARA NÓS

Tenho certeza que muitos cristãos comuns como nós, passaram, passam e passarão situações como o texto de Daniel que discorrerei aqui nesse blog. Pessoas que são feitas a imagem e semelhança de Deus e que por isso se tornam um alvo de Satanás, são lançadas na cova, nos vales, nos perigos e desafetos da sociedade. Essas são eu e você, sim nós mesmos, pessoas tão comuns que muitas vezes achamos que somos tão diferentes dos grandes heróis da bíblia, mas como filhos de Deus seremos tão perseguidos e afligidos como eles e assim mesmo ensinou o mestre Jesus: (Jo 16:33) Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. 

Jesus ensinou aqui que a maior prova de confiança era a fé nele mesmo, a fé que nos livraria das mãos dos adversários e opositores e assim mesmo aqueles que confiam no Senhor, renovam suas forças e são livres das garras do mal. Daniel será nosso exemplo de fé, confiança, santidade, perseverança e lealdade a Deus. Daniel nos tempos do rei Nabucodonossor foi levando cativo para a babilônia, se destacou dos demais servos do rei, foi achado excelente, puro, sábio e com o Espírito do Deus vivo. Fo elevando na corte do rei, teve grandes conquistas, domínio sobre o povo e as coisas do rei. Daniel era um homem de Deus. No texto de Daniel 6: Dario o rei dos medos / persas quis constituir sobre a nação cento e vinte príncipes e três presidentes, dos quais Daniel era um e sua excelência se destacava sobre os demais príncipes e presidentes e disso nasceu nos demais a inveja e por isso intentavam achar ocasião contra Daniel, mas não podiam por que ele era irrepreensível. Todo servo de Deus que se destaca, tanto em sua vida pessoal, familiar ou no trabalho está fadado a ser perseguido, injuriado, pois o espírito do mundo não pode suportar a luz dos servos de Cristo, a luz incomoda onde há trevas e assim como foi no caso de Daniel, quando sua luz passa a brilhar muito isso gera a inveja das pessoas, as trevas tentam ofuscar sua luz, porém inútil é para aqueles que estão em Cristo Jesus, se sua base está firmado na rocha, ventos e mares se levantarão e não subsistirão sobre tí.

A inveja sobre Daniel era tanta que os demais se reuniram e entraram na presença do rei para intentar algo que pudesse pegar Daniel, sugeriram que durante espaço de trinta dias não se pudesse fazer petição a qualquer deus a não ser para o rei Dario e quem desobedecesse deveria ser lançado na cova dos leões e o rei movido do orgulho de se tornar um deus por instantes, firmou esse concerto e selou a lei por trinta dias. Satanás moveu-se no coração do rei Dario a fim de que confirmasse isso. Hoje meus irmãos, os servos de Deus sofrem as mesmas perseguições, não se enganem, todos os dias são criadas leis no Brasil e no mundo para oprimir aqueles que servem a Jesus, leis que ferem os mandamentos de Deus, que tentam ofuscar e inibir as santas palavras do Senhor. Cada dia as mentes inspiradas por satanás induzem os homens maus a fazerem como o rei Dario. Mas acima de todas essas coisas, temos que tirar como principal lição o que fez Daniel diante de tamanha adversidade. (Dn 6.10) “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”. Daniel ficou sabendo do edito do rei e a primeira coisa que ele fez foi não NEGAR A JESUS, não negou sua fé, seu salvador, mesmo sabendo que isso lhe custaria a vida. Nós passaremos por isso algum dia, onde teremos que escolher entre a morte, ou uma situação de constrangimento, humilhação, decisão negando a Cristo, ou aceitar as consequências humanas e provar a Deus nossa fé não negando o Salvador de nossas vidas. Daniel fez isso, acima de tudo não negou a Deus mesmo sabendo que seria lançado na cova dos leões. Segundo, não deixou de fazer o que sempre fez, ORAR. Três vezes ao dia orava a Deus e nós cristãos muito pouco fazemos isso hoje, dobramos nossos joelhos as vezes e somente lembramos de Deus quando as coisas não vão bem. Disse o autor de Hebreu 4.16“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. 

Chegarmos em todo o tempo a presença de Deus, todos os dias, nos bons tempos ou maus tempos, mas sem sessar, sem vacilar, pois estamos preparando nosso caminho ao Senhor, preparando nossa alma e espírito para o dia da luta, como diz a Palavra, encontrando nós misericórdia, graça e ajuda em tempo oportuno, pois não sabemos o dia da luta. Daniel mostrou outras virtudes diante de Deus no momento do decreto de sua “morte”. Não deixou de orar, se humilhava diante de Deus, pois de joelho se punha para orar. Quando levantava sua voz a Deus não deixava de dar graças a Deus por todas as coisas, não apenas pedia, mas se mostrava agradecido ao Senhor por todas as coisas e jamais deixou de fazer o que lhe era de costume, orar. Mesmo no momento crucial de Daniel, tendo um decreto contra a fé dele, não deixou de fazer o que lhe era de costume. Daniel não negou sua fé diante da adversidade, antes buscou ao Senhor, se humilhou diante de Deus, dava graças mesmo na situação mais difícil dele e isso moveu o coração de Deus, pois Daniel manteve-se leal ao Senhor. Nós fazemos isso quando estamos diante da adversidade? Será que negaríamos a Deus se nossa vida estivesse em jogo? Ora meus irmãos, um dia passaremos pelo dia mal e devemos estar preparados para esse dia, orando a todo tempo para achar escape em tempo oportuno. Muitos se levantarão contra nós, muitos, nossa fé incomoda as trevas. Haverá inveja, maquinações, laços e tropeços contra nós, mas maior é Jesus que pode nos livrar de todas essas coisas, assim como livrou a Daniel na cova dos leões, mandando um anjo fechar a boca deles, mas Daniel teve fé no Senhor, manteve-se leal, nunca deixou de orar, dar graças, não negou sua fé e isso agradou o Senhor e Deus procura homens assim na prova ou na graça. (Hb 11.6) – “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário