sábado, 29 de junho de 2013

QUEM HABITARÁ NO SANTO MONTE DO SENHOR

Quem habitará no tabernáculo do Senhor? Quem morará no seu santo monte? Puxa, quem poderá um dia viver no santo monte do Senhor. Deus nosso Pai nos diz que um dia estaremos com ele, ao seu lado, desfrutando das suas bênçãos eternas, comendo da árvore da vida que nos fará eterno. Jesus nos revela que o veremos como Ele e que nos assentaremos com ele no seu trono, que jamais haverá mais lágrimas em nossos olhos, não haverá mais dor, sofrimento, angústia e labor em vão. Que maravilhoso isso não é? Mas Deus nos ensina que temos um longo caminho para percorrer por essa terra e que nossos frutos de justiça, retidão, santidade e amor nos farão estar ao seu lado para sempre. O salmista disse tudo que precisamos fazer para habitar no tabernáculo do Senhor, mas será que nós conseguiremos isso? Ora, não temos o Espírito de Deus em nós, logo temos a capacidade de realizar os mandamentos do Senhor, praticar sua justiça e amor sobre todas as coisas.
Disse o salmista em Sl 15.2 – “Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração”. Andar sinceramente, isso é, na justiça de Deus, retamente, sem se desviar para direita e nem para a esquerda. Pratica a justiça, faz o que é bom aos olhos do Senhor, suas obras são luz para o mundo, não traz tropeço para seu próximo, sua conduta é um exemplo de caridade, segue os caminhos santos de Jesus, pois estes são o sal da terra, seguem as palavras do mestre, suas práticas são de um genuíno cristão. Fala a verdade em seu coração, esse nunca tropeçará, não se pode mentir para o Espírito Santo, nem esconder nada do Senhor, pois ele sonda os corações e nos conhece no mais profundo e inimaginável estado de sentimento e ação, mesmo antes de pensarmos e agirmos. Quem fala a verdade ao seu coração, vive o temor do Senhor como regra viva, uma conduta inabalável, sem variação, nem mudança, é se alegrar em viver a obra de Cristo sem mentira, desprezo, intolerância, é estar com a consciência livre e desprovida da acusação, pois suas bases e princípios estão em Deus.
Sl 15.3 – “Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo”. Não difama com sua língua, quão difícil é isso né? Devemos sempre vigiar para não cair nessa reprovação. Satanás todos os dias nos coloca oportunidades para fazermos essas más obras. Como disse Tiago, nossa língua é um pequeno membro, comparado com uma pequena fagulha que pode incendiar uma floresta inteira. Isso pode destruir uma vida inteira de uma pessoa, queremos essa condenação para nós? Não faz mal ao próximo, será preciso dizer algo sobre isso? Nem aceita o opróbrio contra seu próximo. Quantas vezes somos instigados pelo engano e damos vazão a nosso pecado carnal em até ajudar a humilhar, vexamar nosso próximo com comentários indevidos, aceitando e dando como verdade até mesmo o que não sabemos, concordamos muitas vezes com o ímpio ao falar mau de nosso próximo, inclusive de irmãos na fé. Damos maior valor as mentiras do ímpio e nem sequer discernimos quanto a isso, será mesmo que assim fazemos a vontade de Deus nessa vida?
Sl 15.4 - A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Cujos olhos o réprobo é desprezado, não toma para si a depravação do pecado, tudo que é condenado, detestável, tudo que é contra os santos mandamentos do Senhor, esse servo não se mistura com as sujeiras do mundo, seu coração é reto, pratica a justiça, não ama o mundo e nem o que no mundo há, ama aquilo que o Senhor o ensinou e isso pratica. Honra os que temem ao Senhor. Já se pegou alguma vez dando mais valor ao que um ímpio diz do que ao teu irmão em cristo? Muitas vezes mil verdades de um Justo não podem apagar uma mentira do ímpio. Vivemos em uma guerra espiritual que as pessoas não querem ver. Satanás busca incessantemente destruir os filhos de Deus e usa de todas as formas e articulações para isso. É mister que passemos por agravos e injustiças, sim, mas devemos cuidar uns dos outros, nos exortando, nos defendendo, lutamos contra um mundo hostil, destruidor, e se mesmo assim preferimos honrar um ímpio em vez de um servo de Deus, como estará nossa força? Como estará nossa consciência no dia do Senhor? Honremos aos que temem ao Senhor e não aqueles que desprezam a Cristo e blasfemam contra ele.
Aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Quer uma prova se você é um cristão verdadeiro ou não? Está ai. Na grande tribulação essa será a prova do verdadeiro cristão. Mesmo sabendo que morrerá não negará a cristo, assim também foram os mártires antigos, assim poderá ser nós aqui nessa terra ainda. Muitos de nós poderão ser provados em nossos trabalhos, nosso lares, onde for, se somos fiéis a cristo, tanto quanto nossa fé, tanto quanto nossa integridade moral. Se dissermos a verdade perderemos alguma coisa, seremos prejudicado em algo, mesmo assim não voltamos, somos firmes e íntegros na justiça e falamos, mesmo que isso acarrete em perda para nós. Não podemos ser covardes, nossa recompensa está no Senhor, na salvação e o salmista nos ensinou tudo que devemos fazer para habitar no tabernáculo de Deus, no seu santo monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário