quinta-feira, 21 de abril de 2011

PORQUE SOFREM OS ÍMPIOS E OS JUSTOS SÃO AFLIGIDOS (Parte II)

E PORQUE OS JUSTOS SÃO AFLIGIDOS?

1. (Sofremos para aprender a consolar os outros necessitados) – Quase sempre não conseguimos entender o porquê que passamos por dores e lutas, mas no meio delas aprendemos coisas preciosas, saídas, livramentos, criamos maior sensibilidade e compaixão, aprendemos a depender de Deus e de seus cuidados. E nisso, com toda essa aprendizagem, Deus nos usa para consolar os outros que também passam por lutas e desafios, a fim de que eles também sintam o conforto e o amor de Deus. Nossa aflição é um meio, é uma escola para ajudarmos ao próximo, consolando-os também no amor de Jesus Cristo, assim como ensinou o apóstolo Paulo em 2Co 1.3-4 - "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus".

2. (Sofre por ser corrigido por Deus, para trazer o filho de volta ao caminho) – O filho pródigo precisou perder tudo que tinha para reconhecer que era dependente do amor e cuidado do seu pai, que o lar em que ele vivia era um lugar seguro que o confortava. Deus na sua infinita misericórdia e amor usa muitas das vezes as dores e aflições para trazer as ovelhas desgarradas para seu aprisco novamente. Muitas pessoas só passam a voltar-se a Jesus novamente quando as lutas os sufocam e não tendo mais esperança, tornam aos cuidados de Deus, reconhecem novamente sua dependência no Senhor. Mas isso é o amor de Deus, até na dor o Senhor consegue resgatar seus filhos.
Salomão, o homem mais sábio segundo a bíblia, ensinou isso em PV 3.11-12 - "Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem".

3. (A aflição é um meio de provar nossa fé, as provas são fogo purificador dos nossos pecados e nos aproximam de Deus) – Está na Palavra que a provação da nossa fé é mais preciosa que o ouro que é provado pelo fogo. E se somos provados e aprovados, a nós está reservado um grande galardão nos céus. Ninguém gosta de lutas, nos trazem grande sofrimento, mas é necessário que por muitas tribulações entremos no reino de Deus. Concerteza que nas lutas e sofrimentos os crentes passam a ter mais comunhão com o Senhor, às dores nos fazem mais dependentes, nos levam a orar mais, a jejuar mais, a nos moldar aos princípios de Deus. Essa é a santificação necessária, que sem ela ninguém verá a Deus. Somos alegrados a permanecer firmes na fé. Pedro nos consola sabendo que nossas provações trazem honra e glória a Deus. 1Pe 1.6-7 - "Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações; Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo".

4. (A tribulação produz paciência e esperança) – Olha que mensagem mais maravilhosa! Nossas lutas são uma escola para nós! Lembremos de todo aquele povo no deserto, podiam ter completado sua peregrinação rumo à terra prometida em alguns dias, mas acabaram levando 40 anos, tudo para que o povo aprendesse a viver na santidade de Deus, infelizmente muitos pereceram por não dar ouvido ao Senhor. Toda luta produz fruto para a vida no crente, na tribulação aprendemos a ser pacientes e isso faz com que não sejamos precipitados, tomando decisões impensadas que nos levam ao erro. E na paciência aprendemos, adquirimos experiência em que concerteza iremos usar em situações mais críticas e delicadas, mas sairemos mais facilmente, pois já somos experimentados nessas coisas. E por fim tudo isso nos trará a maravilhosa esperança da salvação, esperança de conquistarmos o livramento de nosso problema, pois o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Rm 5.3-4 - "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência; E a paciência a experiência, e a experiência a esperança".

5. (Sofremos por amor de Jesus e sua obra) – Nosso maior inimigo, Satanás, fará de tudo para nos impedir de proclamar o evangelho de Cristo, seremos perseguidos, atribulados, humilhados e desestimulados, as trevas sabem o poder que há nas mãos dos crentes, mas os próprios crentes não sabem a autoridade que tem nas mãos. Jesus para nos livrar da morte teve que morrer por nós, ele foi negado, humilhado, xingado, cuspiram nele, bateram na sua face, o crucificaram e o jogaram numa cova emprestada, mas ressuscitou ao terceiro dia para que nossa fé não fosse em vão e pudéssemos anunciar isso a todos, anunciar que chegada é a salvação. Agora, se Jesus passou por tudo isso, como nós também não sofreremos adversidades por amor da sua Palavra? Importa irmãos, que por amor de Jesus soframos essas lutas temporárias, assim como Paulo disse em 2Co 2.17 - "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente'. Esse é o preço que devemos pagar por amor de Jesus, não desanime, nem desista da obra do Senhor, saiba que se padecemos por ele, ressuscitaremos também com ele. Eu tenho o maior prazer em padecer por Cristo, pois sei que isso é agradável a Deus e as pessoas precisam conhecer a Jesus, vejamos o que o Senhor disse em relação á Paulo - At 9.15-16 - "Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome". (Ler as tribulações de Paulo em 2Co 11.24-28).

6. (Sofremos por amor aos outros - à Igreja) – Paulo se afligia muito por amor aos irmãos, aqueles que tem ministérios na casa do Senhor, ajudam aos irmãos, na intercessão aos irmãos da igreja, as obras da casa de Deus, isso reflete poderosamente no mundo espiritual, incomodamos as trevas, pois estamos em lutas para edificar a igreja, estamos em batalha pela oração contra as forças do inimigo, colando nossas armas espirituais conta eles, lutando para impedir o avanço do inimigo e a proliferação de suas obras destruidoras. Quando estamos em batalha, certamente o inimigo se levantará contra, mas somos mais do que vencedores e ele não tem poder para nos fazer mal algum, não aqueles que são verdadeiramente de Deus. Paulo exorta os colosseses para se regozijar nessas lutas - Cl 1.24 - "Agora me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja".

7. (Porque temos a mente de cristo) – Qual é a prospectiva desse mundo perdido e corrompido que vivemos? Em tudo que vemos é só perdição. Qualquer propaganda de venda de carro, cerveja, roupas etc existe uma mulher semi nua para anunciar, os programas são uma perversão total, vemos dia a dia a violência, homicídio, descaso, abortos, corrupção, humilhação, abandono das nossas crianças, pessoas drogadas, violência imotivada, como não sofreremos em ver todas essas coisas se temos a mente de Cristo? Se o Espírito Santo está em nós, temos realmente que sofrer por ver todas essas coisas que entristecem a Deus. - 1Co 2.16 - "Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo".

8. (Sofremos por fazer o bem) – E por fim meus irmãos somos luz do mundo e sal da terra, o crente tem o Espírito Santo dentro dele, temos a mente de Cristo, somos chamado filhos de Deus, considerados preciosidade do Senhor. Fomos chamados para fazer sua obra, anunciar o evangelho, sermos santos e irrepreensíveis, fazer o bem e odiar o mal. Cristo como diz João, fez tantas obras e milagres, que nem todos os livros da terra inteira poderiam o conter, vejam em Jo 21.25. E mesmo assim, o rejeitaram, blasfemaram dele, bateram nele e suas obras eram maravilhosas, obras de salvação, mesmo assim Jesus sofreu. Nós devemos nos regozijar nas lutas e não devemos desistir de amar ao próximo e fazer o bem, mesmo que assim praticando nos perseguem e nos agridem. Para isso fomos chamados e temos galardão de Deus por isso, pois como diz o texto abaixo, que glória teremos se somos se pecando somos esbofeteados? 2Pe 2.20 - "Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus".


Mas irmãos meus, nos alegremos... e finalizo essa mensagem com a promessa de Deus para todos aqueles que por amor a Ele e sua obra padecem nesse mundo. Mt 5.11-12 - "Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós".

Deus abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário